quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Será o fim do Jornal impresso?



As novas tecnologias estão chegando para acabar com o meio mais antigo de manter as pessoas informadas sobre as notícias do páis e do mundo, o Jornal Impresso. Kindle é o mais novo concorrente, trata-se de um pequeno aparelho criado pela empresa americana Amazon, que tem como função principal ler livros digitais e outros tipos de mídia digital. O primeiro modelo da plataforma foi lançado nos Estados Unidos em 19 de Novembro de 2007.

Os dispositivos de hardware Kindle podem ser usado sem um computador, e Whispernet é acessível sem qualquer taxa. Esses dispositivos também permitem o acesso gratuito à internet. Em março de 2009 a Amazon anunciou uma versão internacional do Kindle 2 modem sem fio para conectividade em mais de 100 países, que foram colocados à venda 19 de outubro de 2009 em todo o mundo.O Kindle 2, segunda versão do Kindle, lê, além de livros, jornais e os mais famosos blogs dos EUA.

Segundo a Amazon, a bateria do Kindle 2 dura até cinco dias sem ser carregada. O Kindle 2 pode transformar textos escritos em textos falados, armazena até cerca de 1.500 livros e também pode servir como um armazenador de música similar ao tão conhecido MP3. Além disso, a empresa afirma que o produto carrega páginas da internet em velocidade até 20% maior em comparação ao modelo original.
Diferentemente do Kindle 1 , o Kindle 2 não possui entrada para cartão de memória SD.


Amazon anunciou a Kindle DX em 6 de maio de 2009. Este dispositivo tem uma capacidade tecnologica maior do que seus antecessores e oferece suporte a arquivos PDF. Esta nova versão é a mais adequada para a exibição de jornal.
O Kindle compete com outras dispositivos: o Recanto Barnes & Noble, O Sony Reader, IRex iLiad, O Jinke Hanlin e-Reader e Cybook por Bookeen. Diante de todas essas informações fica dificil acreditar na existência do Jornal impresso.

A estudante Verônica Martins do 7º período de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte campos Prado, diz não acreditar no fim da mídia impressa. Segundo ela essa tecnologia é muito melhor porque o aparelho cabe em qualquer lugar, é facil de transportar, não tem cadernos caindo, não suja as mãos como a tinta do jornal impresso, enfim tem uma serie de vantagens em relação ao jornal impresso. Porém, Ler um jornal impresso é muito mais interessante e menos cansativo que ler uma materia por exemplo neste aparelho. " Já li diversas matérias que falam que as pessoas não conseguem ler um texto longo na internet, quem dira ler um jornal em um aparelho similar". A estudante acredita que ainda não chegou o fim do jornal impresso. Apesar das vantagens em realção aos jornais impressos, essa moda não vai pegar aqui no Brasil. Pode ser que em outros paises o impresso morra, mais aqui no Brasil não vejo esse futuro para nos leitores.
Ler um jornal com todos as desvantagens em relação ao kindle, ainda é muito mais gostoso. o kindle oferece muitas opções para os usuários, podem marcaro texto, destacar, e olhar para o conteúdo,notas podem ser adicionados ao conteúdo. mais eu vejo o Kindle como apenas um computador pequeno, mais nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário