Cresce o numero de mulheres chefe de familia no Brasil e que aponta pesquisa do IBGE.
A realidade da mulher brasileira tem mudando nos ultimos dez anos. o crescimento forte da presença feminina no mercado de trabalho, e o reflexo da mudanca que esta ocorrendo com as familias, segundo pesquisa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa 79% da mulheres são "chefe de familia". Esse crescimento tem sido observado durante os ultimos 10 anos. Em 1996 elas eram 10,3 milhoes de mulheres chefiando a familia, sendo que em 2006 esse numero saltou para 18,5% . De acordo com o Instituto, houve um crescimento acentuado de mulheres casadas chefiando suas casas.
Em pleno seculo XXI as mulheres ainda sofrem preconceito, no mercado de trabalho exercem as mesmas funcoes que os homens e ganham bem menos, a explicacao dada a muitas delas, e que a renda da mulher casada e para complementar a dor conjuge. E as que nao em marido? Nao bastasse isso, muitas mulheres sao abandondas pelo companheiro e sem expectativa e muitas vezes sem estudo, tem a necessidade de ir a luta em prol da sobrevivencia.
As tendências que mais se destacam quanto às formas de organização doméstica foram a redução do tamanho das famílias e o crescimento da proporção das famílias, cujas pessoas responsáveis são mulheres.Em 2000, o Censo Demográfico verificou que 24,9 % dos domicílios tinham mulheres como responsáveis.
Devido a esses fatores tem diminuido a quantidade de filhos por mulheres, hoje nao chega a 2% segundo dados do IBGE. Outras variaves sao levadas em consideracao, as mulheres tem buscado sua idependencia, e para isso tem dado continuidade nos estudos, realidade que antes nao faziam parte da vida delas, pois so serviam para serviços domesticos e cuidar do filhos. Na vida moderna que hoje se instalou na sociedade, as mulheres nao tem tempo de serem mae ou quando sao, nao tem mais do que um filho.
As mulheres sao chefes de familia, dona de casa, mae, mais antes de tudo sao mulhes e guerreiras, e caso de Maria Luzia Cardoso, 46 anos, conta que foi obrigada pelos pais a se casar com 19 anos porque ficou gravida do namorado, sem experiencia e sem estudo, teve que assumir, casa, marido e filhos. O casamento durou pouco e marido por ser muito jovem nao gostava de trabalhar e so vivia nas noitadas. Apos a separacao tever que ir em busca de emprego para cuidar dos filhos. Terminou o ensino medio e hoje trabalha com cuidadora de idosos e baba. Luzia diz que nao foi facil, mais afirma “ na minha casa a chefe sou eu”.